O agente imobiliário diferenciado
Um dos nossos grandes erros quando no inserimos num determinado mercado, é fazer mais do mesmo.
Não fazemos diferente por várias razões:
- por receio,
- porque é mais seguro,
- porque dá trabalho,
- porque somos criticados ou até ridicularizados,
- porque todos fazem assim e não vamos inventar, etc.
Sāo inúmeras as razões.
Quando nos perguntam o que temos para oferecer diferente dos outros. Invariavelmente a resposta é igual porque somos melhores, mais activos, mais cuidadosos, mais rigorosos, mais profissionais, porque a nossa marca é líder, porque fazemos um marketing excelente, etc. Mais do mesmo…
Coloque-se na cabeça do seu cliente e pense no que vai ele querer de um agente imobiliário?
Não estou a dizer para inventar a roda! Até porque inteligentemente, devemos usar estratégias ganhadoras, implementar modelos e sistemas já comprovadamente eficazes.
Mas, falo da nossa pessoa que deve destacar-se da multidão. Não, pela negativa, como uma ovelha ranhosa, mas, pela positiva.
Deve ser um agente diferenciado, para que o consumidor o escolha!
Por isso, deve destacar-se da concorrência pela positiva. Eu re-desenho o quadro anterior com cores opostas, para que a ovelha diferente não seja a negra.
De acordo com Robert Cialdini, autor do livro “As Armas da Persuasão”, o ser humano comporta-se de acordo com seis princípios psicológicos que o levam a tomar uma decisão de forma quase automática e eu destaco 3 para a escolha do agente imobiliário: a afeição, a autoridade e a escassez.
Se se diferenciar, através do seu know how (autoridade) e por ser um ser exclusivo (escassez) e for um facilitador dedicado e empático (afeição), consegue as restantes armas da persuasão necessárias ao sucesso, tais como, a reciprocidade, a coerência e a prova social. Nós conectamo-nos com mais facilidade a pessoas com as quais nos identificamos e que nos entendem (afeição ou afinidade).
Se perceberem que estão perante um profissional especializado e experiente, disponível para os ajudar e apoiar (autoridade), vão responder da mesma forma por gratidão (reciprocidade), aconselhar esse agente imobiliário e tê-lo em conta no futuro (prova social).
Tudo resulta num comprometimento de parte a parte, fundamentado em factos palpáveis (compromisso e coerência).
E quem vai querer perder uma oportunidade destas de ser acompanhado por um agente diferenciado tão desejado e ocupado? (Escassez)
É por isso que destacar-se/separar-se de outros agentes funciona.
Pense para além do "bom serviço" que presta e especificamente no que o destaca dos outros, sendo fiel ao seu tipo de personalidade inata, pois, de outra forma será forçado e sentirá sempre que está a empurrar uma pedra por uma colina acima.
Concentre-se num diferencial e enquadre-o em termos de como ele ajuda o cliente.
Exemplo: "Sou perito em marketing digital" = A sua angariação será muito mais visionada. Mais apresentações equivalem a mais interessados. Mais interessados equivalem a mais visitas. Mais visitas equivalem a mais ofertas. E mais ofertas significam mais dinheiro no seu bolso.
Quando se diferencia, o agente atrai mais clientes ideais, mais oportunidades, mais referências e mais negócio.
Posts recentes
Ver tudoFalei anteriormente na negociação e estratégias para lidar com as perguntas difíceis e de acordo com a Katherine Shonk, Editor, dos...
Comments